domingo, 13 de novembro de 2011

EU CANTEI E AMEI TAIGUARA


 TEU SONHO NÃO ACABOU
Taiguara foi um poeta da minha geração. Compositor, intérprete de um mundo em transformação.
Uma juventude de heróis, poetas, sonhadores, embalados pelo ideal de liberdade. Juventude inconformada e corajosa na contra mão de um sistema opressor, impostor e dominante.
Cabeças cabeludas fervilhavam de idéias, roupas coloridas, versos livres, discursos em rimas, protestando com veemência e conhecimento. Rompiam com a trava do poder das sombras nefastas.
Estes heróis colocavam flores nos canos das baionetas, pediam paz e faziam do amor como bandeira para um novo tempo. Cantavam, dançavam, e assim, ao invés de guerra, fizeram uma revolução ao som de novas vozes e novas canções, com guitarras, pianos e o bater das mãos.
Deste sonho acordamos , não teve jeito. O lado negro da força que não se dava por vencido, insistiu. Em momento nenhum desistimos, a mordaça não venceu.
E para continuar falando de flores foi preciso nestes dias sombrios, que os poetas se fizessem itinerantes, indo cantar longe em outras terras, outros cantos.
Ficou o caminho preparado aonde outros virão fazendo poesias em canções como exercício de celebração a vida, ao amor, para que nenhum sonho em qualquer tempo jamais morra.
Ressuscitará em outras letras, o legado dos que ousaram crer, fazer e fizeram uma mudança nas idéias e comportamentos para sempre.
Para esses, a minha poesia, pois me ensinaram o verso contrário da música viva.
O sonho não acabou. O legado permanece e renasce todo dia das gerações idas para as gerações vindouras.
Razanil Shamir
*
Taiguara Chalar da Silva nasceu em Montevidéu, 9 de outubro de 1945 - faleceu em São Paulo, 14 de fevereiro de 1996)

Nenhum comentário:

Postar um comentário