segunda-feira, 1 de junho de 2015

A MAIS LINDA HISTORIA DE QUANDO OS REIS MAGOS ENCONTRARAM JESUS MENINO (Rubem Alves)


           “O UNIVERSO É UM BERÇO ONDE UMA CRIANÇA DORME !”      
A estrela iluminava uma gruta. Os reis se aproximaram Na gruta havia vacas, cavalos burros, ovelhas. Era uma estrebaria. Mas, junto com os animais, uma pequena família: um jovem e uma jovem que amamentava um nenezinho recém-nascido. Era só isso. Nada mais.
Perceberam que haviam se enganado: não era a estrela que iluminava a cena. Era o nenezinho que iluminava a estrela. E olhando bem para ela puderam ver, nela refletido como num espelho, o rosto da criancinha. E disseram: “O universo é um berço onde uma criança dorme!“.
Aí uma coisa estranha aconteceu: ao olhar para o nenezinho os reis perdiam a sua compostura real; eram dominados por uma vontade incontrolável de rir. E quando riam, ficavam leves e começavam a flutuar. Era assim: quem visse o menino se transformava em anjo...
Os reis, em meio aos risos e voos, olharam cada um para o outro e disseram: “Nossa busca chegou ao fim. Encontramos a alegria. Para se ter alegria é preciso voltar a ser criança...“. Ato contínuo tomaram suas coroas, capas de veludo, dinheiro, ouro, joias – coisas de adulto - e as depuseram no chão, ao lado das vacas e dos burros... Eram pesadas demais. E partiram leves, ora andando, ora pulando, ora voando, mas sempre rindo.
“Vou mudar de vida“, disse Gaspar. “É horrível ter de estar estudando ciência o tempo todo. Vou me transformar em poeta...” · “Eu também vou mudar de vida“, disse Baltazar. “É horrível estar rezando o tempo todo. Vou ser palhaço. O riso é o início da oração.” ·Ao que Mélkior acrescentou: “E eu descobri o prazer supremo, que vem sempre acompanhado de alegria : brincar. Vou ser um fabricante de brinquedos. Quem brinca volta a ser criança. E quem volta a ser criança está de volta no Paraíso.“.
E assim partiram, cada um por num caminho. E se você, nas suas andanças, se encontrar com um poeta, um palhaço ou um fabricante de brinquedos, pergunte se ele não tem notícias de uns três reis...
(RUBEM  ALVES - Transparências da eternidade, Verus, 2002)

Nenhum comentário:

Postar um comentário